15 dias e cheio de vontades...

Gente!! Estou passada/abismada/assustada com a esperteza dos bebês de hoje em dia, e nao é só do meu não... É em geral mesmo! Antigamente os bebês demoravam semanas para abrir os olhos, nao davam "supapo" para trás, não mordiam (mesmo sem dentes) os bicos dos seios de suas mamães (é triste, mas é verdade) e muito menos atravessavam o berço.
O Davi tem feito tudo isso e um pouco mais. Ele tem reclamado quando esta sujinho (Tudo bem né? Isso pode!), tem resmungado quando ligo a luz do quarto e eu nem vou dizer que ele puxou ao pai, sabe...
E eu como mamis de 1° viajem que sou, nao perdi tempo e corri pro famoso "google" pra tirar as dúvidas, eu precisava saber se meu filho era super-dotado ou eu que era muito atrasada mesmo, rs. Então acabei descubrindo que o prol era meu e que não é nada anormal um bebê de apenas 15 dias fazer tantas "estripulias" e ser cheio de vontades como o meu bebê.
Agora que o susto passou, eu só consigo achar tudo muito fofo... Menos quando ele morde o bico do meu seio e atravessa o berço, porque isso de alguma forma me assusta um pouquinho.


O que achei pesquisando (vale muito a pena ler!)

O que um bebê recém-nascido consegue fazer?

O bebê recém-nascido é muito mais esperto e sensível do que muitos pais acreditam. Ele já nasce com os sentidos apurados, enxergando, ouvindo, sentindo cheiros. É por isso que costuma chorar tanto assim que sai da barriga. As luzes dos refletores incomodam seus olhos, as vozes altas da sala de parto e os ruídos do centro cirúrgico atrapalham sua audição, os cheiros dos desinfetantes agridem seu olfato e as mãos que o medem, pesam, limpam e vestem o assustam.
Diversos estudos provaram que o recém-nascido sente gostos e, inclusive, seu paladar aceita melhor os alimentos doces aos amargos, embora seu cardápio se resuma ao leite materno. Apesar de muitos passarem a maior parte do tempo com os olhinhos fechados, eles conseguem enxergar objetos e rostos próximos do seu campo de visão. Nos primeiros dias de vida a visão do bebê já é bem clara e definida e atinge de 15 a 20 cm de distância.
A audição do bebê está formada desde o 5º mês de gravidez, é por isso que muitos especialistas incentivam as mães a conversarem com seus bebês ainda na barriga. Assim que nascem, os bebês já respondem aos estímulos sonoros. Quando expostos a ruídos altos, eles tendem a se atirar para trás e sua respiração se acelera.
Os bebês também nascem com a capacidade de olfato completamente desenvolvida, ou seja, sentem cheiros agradáveis e ruins. Para não agredir seu olfato, o ideal é não passar perfume e evitar produtos de limpeza com odores fortes nos ambientes.
Se os pais estiverem atentos ao comportamento do bebê, logo poderão reconhecer as manifestações de inteligência e personalidade de seu filho. O recém-nascido demonstra suas vontades berrando quando está com sono ou com a fralda suja, mordendo o bico do seio quando não consegue abocanhar, agitando braços e pernas quando está irritado. Essas são as armas que ele tem para demonstrar e impor suas vontades.
Quanto à parte motora, uma das características dos recém-nascidos é a forma da coluna vertebral. Ela é reta, pois as sua curvatura cervical, dorsal e lombar só aparece conforme o bebê começa a sustentar a cabeça, sentar, ficar em pé.
Proporcionalmente, a cabeça é grande e as pernas e os braços ainda são bem magros e curtos em relação ao tronco.
Nos primeiros dias o bebê já apresenta movimentos motores como jogar os braços, chorar, se torcer, virar a cabeça de um lado para o outro, se encolher, fechar as mãos, buscar o bico do seio, sugar o leite e deglutir.
A cada dia que passa, a atividade do bebê fica mais intensa e ele começa a se mexer cada vez mais no berço. 

Um comentário:

  1. é bom você ir avisando pra quando meu bebê chegar eu não levar susto né! rsrsrs

    ResponderExcluir

Comente! Seus comentários me inspiram e me motivam a continuar escrevendo.